Diferenciais do Colégio
Programa Bilíngue
O Colégio Simão Frugis, em parceria com a Edify Education, oferece um programa bilíngue de excelência para alunos desde o berçário até a conclusão do ensino fundamental. A Edify é reconhecida por sua abordagem inovadora no ensino da língua inglesa, presente em mais de 400 escolas em todo o Brasil.
O programa utiliza a metodologia CLIL (Content and Language Integrated Learning), integrando o ensino de inglês a disciplinas como ciências, matemática e geografia, proporcionando uma aprendizagem contextualizada e significativa.
Além disso, a Edify incorpora a abordagem STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts e Math), estimulando o pensamento crítico e a criatividade dos alunos por meio de projetos práticos e interdisciplinares.
As aulas são ministradas inteiramente em inglês, promovendo a imersão linguística e o desenvolvimento de habilidades comunicativas. A Edify também oferece ferramentas digitais, como o Edify Play, uma plataforma gamificada que torna o aprendizado mais envolvente e eficaz.
Com foco na formação contínua de professores e na mensuração do progresso dos alunos, a Edify assegura um ensino de qualidade que prepara os estudantes para os desafios do mercado global, onde a fluência em inglês é cada vez mais essencial.
Ao adotar o programa bilíngue da Edify, o Colégio Simão Frugis reafirma seu compromisso com uma educação inovadora e de alta qualidade, capacitando seus alunos para serem cidadãos do mundo.
Edify Education

Escola Associada Unesco

O Programa das Escolas Associadas (PEA) é o braço da UNESCO nas escolas de educação básica de todo o mundo.
Criada em 1953, a Rede PEA UNESCO une 11 mil escolas de 180 países em torno de princípios difundidos pela UNESCO, entre eles o de construir a cultura da paz, promover a educação para o desenvolvimento sustentável e formar gerações conscientes de seu papel como protagonistas de uma cidadania global.
Uma escola associada da UNESCO se caracteriza como um laboratório de ideias, que promove novas abordagens de ensino e aprendizagem baseadas nos valores e prioridades da UNESCO. Apresenta-se, também, como um polo de formação e aprendizagem colaborativa, permitindo aos diretores das escolas, professores, estudantes e a comunidade escolar integrar os valores da UNESCO e se tornar modelos em sua comunidade.
Concebida como polo difusor de inovação e qualidade na Educação, a Rede PEA UNESCO deve contribuir ativamente para a conquista dos objetivos definidos pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) e pela Agenda da Educação 2030.
Fonte: www.peaunesco.org.br
Os pilares do programa PEA da UNESCO norteiam o currículo do Colégio Simão Frugis ajudando e determinando seus princípios e fundamentações:
APRENDER a APRENDER, promovendo o estudante com ferramentas cognitivas necessárias para compreender melhor o mundo e suas complexidades, ao mesmo tempo que o prepara para futuras aprendizagens.
APRENDER a CONVIVER, expondo o estudante a valores de direitos humanos, promovendo a compreensão intercultural e respeito a paz nas relações humanas.
APRENDER a FAZER, capacitando o estudante a participar dos desafios atuais e futuros de um mundo globalizado.
APRENDER a SER, promovendo o estudante com habilidades de reflexão e capacidade para distinguir o “eu” e o “outro”.
O aprendizado é baseado em projetos. Cria um ambiente favorável para adquirir conhecimento e competências por meio de planejamento e pesquisa em resposta a um problema que desafia o aluno.
Por fim, a Rede PEA UNESCO oferece a seus integrantes uma incrível oportunidade para trocar propostas, ideias, recursos, conhecimentos e boas práticas – no âmbito regional, nacional e planetário.